top of page
clique para ver mais

trajetória ...

Renato José Costa

Bio

Botão
foto-renato.,,,,,,,.jpg

Título 1

HISTÓRICO

 

1983 - Ilustrou e publicou o cartaz, (COMPORTAMENTAL) com poema do poeta LÚCIO VENTANIA (Belo Horizonte/MG).

  • - Trabalhou em gráficas como arte finalista e oficinas de serigrafia, entre outros.

 

1985 - Participou de oficinas de desenho de observação e ilustração na literatura infantil ministradas pelas ilustradoras ANA RAQUEL e REGINA COELI RENNÓ (Belo Horizonte/MG).

 

1991 - Ilustrou o livro BRINCADEIRA DE CRIANÇA do poeta roraimense ELIAKIN RUFINO.

(Boa Vista/RR).

 

1995 - Fez sua primeira exposição no SESC/RR intitulada UM ESTUDO com telas pintadas a óleo/tela.

 

1996  -  Participou do PRIMEIRO SALÃO DE ARTES VISUAIS DE BOA VISTA NA GALERIA ITÃ.

 

1997 - Fez a exposição de título: TRABALHAR no SESC/RR com desenhos e telas, reverenciando a tipos de trabalhos variados.

 

1998  -  Ilustrou o livro infantil O ARCO ÍRIS COLORIU de ALÉXIA LINKE.

  • Foi premiado em 1º LUGAR participando do concurso de pintura realizado pelo 6º BEC  (6º Batalhão de Engenharia de Construção/RR).

 

1999 - Participou de coletiva DIA DO PINTOR E DO ARTISTA PLÁSTICO promovido pela secretaria de Educação, Cultura e Desportos /Departamento de Cultura, Boa Vista RR.

 

2000 - Participou da 1º exposição coletiva “MOSTRA DE ARTE RORAIMENSE” promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.

 

2003  - Ilustrou o livro “JEITO DE OLHAR” de MOARA DE ALBUQUERQUE.

  •  Participou do PRIMEIRO SALÃO de artes realizado pelo 10º GAC SL (10º Grupo de Artilharia  de Campanha de Selva) conquistando o 1º LUGAR.

  •  Realizou a exposição de título: COR D’ ÁGUA no SESC/RR.

2005 -  Participou da inauguração do CENTRO FORMAÇÕES TURÍSTICAS DE BOA VISTA, em uma coletiva com a artista plástica (NAIF) CARMÉSIA EMILIANO

indígena da etnia Macuxi (RR).

 

2006 - Realizou exposição de título: SEM TÍTULO no CENTRO DE FORMAÇÃO TURÍSTICA DE BOA VISTA.

 

2007 -  Conquistou o 1º LUGAR na categoria pintura do II SALÃO DE PINTURA, realizado pelo 7º BIS (7º Batalhão de  Infantaria de Selva).

  •  Participou de exposição coletiva que reuniu artistas plástico que participaram do ARTESESC nos últimos 13 anos.

  • Trabalhou como chargista no jornal MONTE RORAIMA no período de 6 meses a partir de sua inauguração.

  • Ilustrou o livro PANORAMA FOTOGRÁFICO URBANÍSTICO E ARQUITETÔNICO DE BOA VISTA de J. PAVANI E GUTENBERG MOURA.

 

2008 -  Participou do 1º LEILÃO DE ARTE DE RORAIMA.

  • Trabalhou como chargista na revista SOMOS de 2008 até 2010.

 

2010 - Ingressou no curso de ARTES VISUAIS na UFRR (Universidade Federal de Roraima).

  • Ilustrou o livro juvenil de ALÉXIA LINKE “TUDO AO SEU TEMPO” e

  • Expôs 70 desenhos entre charges e ilustrações NA 20º FEIRA DE LIVROS DO SESC RR (ALDEIA UNIVERSAL).

- Participou de coletiva: ARTISTAS BRASILEIROS 2010 – PINTURAS – NOVOS TALENTOS no SALÃO BRANCO DO PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL, (BRASÍLIA DF).

 

2011 - Participou da intervenção artística “ARTE MURAL” com a criação do mural do RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO PARICARANA, CAUAMÉ, enquanto ARTISTA MONITOR, realizada através do projeto de extensão arte no campus do curso de ARTES VISUAIS.

 

2012 - Participou de exposição “VIDA NO MATO CONEXÕES CONTEMPORÂNEA, no Centro Multicultural Antônio Ferreira de Souza, na Orla Taumanan Boa Vista RR.    Evento apoiado pela FUNARTE e realizado pelo Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe/UFRR (Universidade Federal de Roraima) dividindo espaço com os artistas plásticos GERVANE DE PAULA, LUCRÉCIA DILDA (MT) e JAIDER ESBELL Artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Macuxi (RR).

 

2015 - Concluiu a graduação em ARTES VISUAIS pela UFRR (Universidade Federal de Roraima).

 

2016 - Realizou exposição CARAS E BICHOS. No Shopping Pátio Roraima e a Exposição MISTA no SESC/RR em comemoração aos 25 anos de trajetória artística em Boa vista/RR.

Participa com exposição no CONAD e no INTERCON na UFRR.

 

2017   -  Ilustrou e programou graficamente o livro o infantil PITUQUINHA de Luciana Correia.

 

2018  -  Foi premiado em 2ª LUGAR participando do I EXPOFAB (concurso de pintura realizado pela Força Aérea Brasileira  ALA7/RR).

 

2019  -  Recebeu prêmio com o mural MEMÓRIA no edital INTERARTE com o tema: Afro brasilidades: narrativas, memórias e resistências, promovido pelo SESC/RR.

 

2020 -  Foi premiado com os projetos de Mural " Sol e Amanhã " e "Entrelace de Culturas" para compor mural coletivo do Parque do Rio Branco no edital de PREMIAÇÃO ARTÍSTICA POR SELEÇÃO DE PROJETO CULTURAL promovido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista/RR. 

Artista plástico e músico percussionista, mineiro de Belo Horizonte Renato José Costa, nascido em 1965, vive em Boa Vista no estado de Roraima desde 1991. Graduou-se em Artes Visuais na Universidade Federal de Roraima (UFRR) em 2015. Assim transita por diversas técnicas, desde ilustração, muralismo, aquarela,  pintura a óleo e acrílica.

 

Sua trajetória teve início ainda na infância... Os gibis, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Portinari entre outros, o influenciaram a traduzir em desenhos seus sonhos de menino. Na juventude frequentou oficinas de desenho de observação e ilustração na literatura infantil, orientado pelas ilustradoras Regina Coeli Rennó e Ana Raquel, onde teve seu primeiro contato com a aquarela.

 

Já nas terras de Makunaima (Roraima), realiza os primeiros trabalhos como ilustrador, pintor e chargista, participando também de exposições coletivas e individuais, expondo pinturas e desenhos.

 

No ano 1995 faz sua primeira exposição individual na galeria do SESC/RR. Intitulada “Um Estudo”, marcando sua chegada ao norte do Brasil com trabalhos em óleo sobre tela que se referiam à naturalidade da região amazônica e temas relacionados à música.

 

Participa de inúmeras coletivas, sendo premiado diversas vezes em concursos de pintura promovido pela Aeronáutica e o Exército brasileiro em Roraima.

 

Além do uso da tinta óleo sobre tela, mantém interesse pela aquarela e outras técnicas que utilizam a água como elemento diluente. Desse estudo surge a exposição “Cor d´água” em que observa a reação da cor em contato com a água, interessado pelos resultados da espontaneidade e a transparência das imagens reveladas.

 

Outro tema bastante presente em suas obras vem da observação do grande número de ciclistas que transitava nas ruas planas de Boa Vista, desde então este objeto é recorrente em sua produção. Levando-o a refletir a respeito de movimento, ritmo e o equilíbrio inerentes à vida e que tanto precisamos exercitar.

 

Seu traço recebe influência do cartum, enquanto trabalha como chargista em jornais e revista, e  muito contribuem para o desenvolvimento de sua identidade na linguagem visual do seu fazer artístico.

 

Mas é na música que talvez receba as mais fortes contribuições que o definem. Percussionista multi-instrumentista, suas mãos reproduzem nas telas a harmonia rítmica em que se exercitam a musicalidade que lhe inspira  e o permite reinterpretar a realidade em imagens pautadas nessa percepção artística que o compõe de maneira criativa, transformando sua produção em partituras do real imaginado.                                                                                                                                         

                                                                                                                                                                                                                Bruno Franques

 

                            

© Copyright
bottom of page